Banôh te conta
O óleo de Argan da Afrikkana é 100% puro, natural, vegano e orgânico! Isso mesmo, no vidrinho tem apenas o famoso e raro óleo de argan e nada mais misturado na fórmula, sem passar por refinação ou por químicos nocivos! Um ingrediente típico do Marrocos rico em vitaminas A, D e E, fonte de ácidos graxos essenciais, ômega 6 e fitoesteróis, que promovem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórias, antienvelhecimentos e cicatrizantes. Vai com tudo! É multifuncional e pode ser usados direto na pele (principalmente em áreas extremamente secas), nos cabelos ou até no preparo de receitinhas caseiras e de cosméticos artesanais! Tem uma absorção rápida pela nossa pele e cabelos, reparando as células danificadas e nutrindo profundamente o nosso corpo! Cacheadas e crespas amam o óleo de argan para fazer umectação, pré-shampoo, ou para dar aquela fortificada na máscara de hidratação e condicionadores. Indicado para todo os tipo de pele e de cabelos e com poucas gotinhas age como um ótimo tratamento para as pontas duplas, também sendo um finalizador incrível! A versão de 60ml é o maior tamanho das variações, com a quantidade perfeita para usar no rosto, corpo e cabelos todos os dias! Vem com uma válvula pump - um aplicador que facilita a aplicação - dosando o produto na medida certa para a rotina de beleza! :)
Obs.: Não utilize antes do secador, babyliss ou chapinha, ok? Óleos e altas temperaturas não combinam, podendo "fritar" e danificar as fibras dos cabelos! ;)
E a experiência? Como se comporta
. tipo de cabelo e peles mais indicados: todos os tipo de cabelo (principalmente os cacheado e crespos) e todo os tipo de pele (principalmente as mais secas)
. textura do produto: óleo
. indicação de uso: multifuncional, aplicar nos fios ou na pele, na versão pura ou misturada com outros produtos
. absorção: rápida para óleos
. densidade: média
. coloração: amarelo claro
. sensação nos fios e pele: fios macios, maleáveis e cuidados, pele macia
. os fios e a pele mostram: menos frizz, mais brilho e definição dos cachos, pele viçosa e renovada
. aroma: típico de óleo de argan puro, lembra um aroma de nozes sauve
. maiores benefícios: tratamento multifuncional para cabelos e pele danificados e opacos, com nutrição, propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antienvelhecimento e cicatrizantes
O que diz a marca?
Um produto multifuncional! É orgânico, puro e de cadeia sustentável. Pode ser usado na pele e também nos cabelos. Na pele, tem função hidratante e anti-idade. Nos cabelos, dá brilho e corrige pontas duplas. Absorve fácil e possui muitos nutrientes (Nosso “Ouro do Marrocos”, é rico em vitaminas A, D e E, e também é fonte de ácidos graxos essenciais, ômega 6 e fitoesteróis). Retirado das nozes da planta Argania spinosa, encontrada apenas no Marrocos, é prensado a frio e importado diretamente de lá!
Modo de uso: No rosto, dá pra aplicar 2 a 4 gotas do produto puro ou misturar em algum creme facial que você goste! Nos cabelos, aplique 2 a 4 gotas nas pontas como finalizador, ou misture em alguma máscara capilar e aplique por todo o cabelo. Aí você deve seguir as instruções do fabricante da máscara sobre o tempo de aplicação e enxágue!
É uma fórmula livre de:
. fragrâncias e corantes sintéticos
. óleos minerais
. cloridrato de alumínio
. metais pesados
. PEGs
. BHTs,
. talco
. triclosan
. parabenos e silicones
. matéria-prima de origem animal
. teste em animais
. refinamento e químicos nocivos
. glúten
O que tem dentro? Composição
Argania Spinosa (Óleo de Argan). Puro e prensado a frio.
Origem: Marrocos
Peso: 60ml
E sabe o que é legal aqui? Você vai amar saber isso
. matérias-primas são naturais, vegetais e 100% orgânicas
. alta concentração de ativos
. ingrediente puro, prensado a frio e raro
. produto multifuncional
. cadeia produtiva justa, com 10% direcionado para desenvolvimento de tribos africanas
. cultivo e produção sustentável e por cooperativas em comunidades africanas
Um cuidado a mais com isto aqui
Uso externo. Conservar o produto em local seco e arejado, ao abrigo da luz e do calor excessivo. Manter fora do alcance de crianças. Em caso de contato com os olhos, lavar com água em abundância. Em caso de irritação, suspender o uso e procurar orientação médica.
Vencimento 05/2024
- Propostas: Sem crueldade
- Propostas: Causa preta
- Propostas: Comércio justo
- Propostas: Vegano
- Propostas: Ingredientes naturais
- Propostas: Orgânico
- Propostas: Projeto social
- Propostas: Ecológico
- Propostas: Causa feminista
Afrikkana
A marca é uma start-up social lançada pelo Yuri Kuzniecow em 2019 e é resultado da evolução de um projeto entre ele e um amigo, quando buscavam solucionar as 17 metas da ONU para um desenvolvimento sustentável. Viajaram para a África buscando histórias inspiradoras de mudanças, vivenciaram a rotina das comunidades no Marrocos, se aproximaram mais das pessoas ao visitar o Quênia e perceberam que o projeto estava evoluindo para histórias de facilitadores de intervenções nas comunidades. O projeto avançou, passaram a ajudar os moradores a elaborarem uma cooperativa com a mão de obra desempregada da região, cultivando as terras em desuso. Criaram um método autossuficiente em que a produção era compartilhada entre todos os envolvidos, e com esses ensinamentos, aumentaram a qualidade de vida da população local. Ao visitar a tribo Nja-Nja na Uganda, quiseram acolher as ideias de mais uma comunidade. Elaboraram estratégias de desenvolvimento em conjunto, combinando as ambições locais, as habilidades e recursos que tinham, com o que o mercado precisava para gerar negócios sociais e empregos. Assim, encontraram na produção de manteiga de karité uma alternativa possível, nascendo a ideia da Afrikkana como um formato de comercializar e alimentar essa fabricação.
A marca conecta fazendas em comunidades produtoras, com quem busca cosméticos naturais e multifuncionais, no Brasil. São matérias-primas puras, orgânicas e vegetais, ricas em propriedades terapêuticas, produzidas pela agroecologia. Ao consumir da marca beneficiamos a cooperativa da tribo Nja-Nja na produção de manteiga de Karité e de outra comunidade no Marrocos, na produção do óleo de Argan. A Afrikkana tem a sua essência baseada na transformação social desde o início, com iniciativas sustentáveis e transparentes, com cosméticos que vêm diretamente dos produtores, sem atravessadores ou multinacionais na cadeia de produção. Empoderar os outros e não a si mesmo, permitindo que as comunidades criem as próprias transformações é o que move a marca pela busca de uma sociedade melhor!
Os pilares
Sem crueldade - Os selo da certificadoras Ecocert garante que não houve testagem em animais, de forma direta ou indiretamente, já que parte das diretrizes é permitir apenas associados que comprovadamente não executem testes em animais, também correspondendo à legislação européia que os proíbe desde 2018.
Vegano - Todos os produtos da Afrikkana são veganos, já que são produzidos com apenas uma matéria-prima pura, sendo manteiga de karité ou óleo de argan. Os dois ingredientes são manteigas e óleos de origem vegetal, não havendo derivados de animais.
Ingredientes Naturais - As formulações são elaboradas com uma única matéria-prima - manteigas ou óleos vegetais puros. São produtos 100% naturais, com fórmulas ricas em propriedades, tendo os ingredientes extraídos pela experiência cultural das comunidades, cumprindo com todos os requisitos e formalidades necessários para uma produção de excelência. Também se enquadram nas diretrizes da Ecocert e USDA Organic que não permitem o uso de ingredientes agressivos como álcool, parabenos, parafinas, óleos minerais, silicones, cloridrato de alumínio, metais pesados, PEGs, BHTs, talco, triclosan, corantes e fragrâncias sintéticas, além do uso de pesticidas, antibióticos, radiações ou fertilizantes no cultivo.
Ingredientes Orgânicos - Os produtos da Afrikkana são 100% orgânicos. Buscando a transparência e uma maior clareza para os consumidores, a marca se associou à certificadores como Ecocert e USDA Organic, para garantir que as matéria-primas são provenientes de um cultivo orgânico e responsável. Os ingredientes - manteigas e óleos vegetais puros - já vêm com certificação de produção orgânica diretamente da origem (Uganda para o Karité e Marrocos para o Argan).
Sustentável - O surgimento da marca até o produto final é todo pautado no desenvolvimento sustentável das comunidades produtoras. Com as certificações da Ecocert, USDA Organic e Fair Trade afirmam que a cadeia produtiva é justa para os envolvidos, com alternativas que protegem o meio ambiente, ao mesmo tempo que optam por um cultivo orgânico sem a contaminação do solo. As comunidades produzem os cosméticos pela permacultura, uma método de produção que leva em consideração os padrões naturais, criando ambientes produtivos equilibrados com a natureza, observando a interação com as populações tradicionais. A Afrikkana também fechou uma parceria com o um dos primeiros produtores de karité da Uganda - que também é pioneiro na certificação orgânica, de Fair Trade e da defesa das árvores ameaçadas de extinção pela indústria madeireira local - por promover um desenvolvimento sustentável para este modelo de negócio e para os povos originários. Esta parceria firma um comprometimento de que ele entrega a produção nas mãos da cooperativa da região, a "PEAPLE", para que no futuro a comunidade possa adotar como principal atividade do sistema agroflorestal que vem sendo instalado na tribo. Além disso a marca seleciona embalagens minimalistas de vidro, com escolhas de papéis reciclados nos rótulos e papelaria da empresa.
Projeto Social - A marca tem toda a sua base construída pela iniciativa social, também direcionando 10% de toda a movimentação comercial da Afrikkana para um fundo de suporte à cooperativa nas comunidades produtoras. Este fundo auxilia as tribos africanas de acordo com o método de permacultura social criada pela empresa, com as instruções tradicionais dos anciões das tribos e cumprindo com as normas do "Shea Nut Report" de Uganda - que desenha possibilidades de uma produção de manteiga de karité mais lucrativa e justa para as comunidades locais em áreas de conflito e de pobreza, exportando produtos orgânicos para mercados europeus e internacionais.
Comércio Justo - A Afrikkana possui o selo de comércio justo pela certificadora Fair Trade, reconhecendo que a marca tem trocas justas e éticas na cadeia produtiva, respeitando direitos trabalhistas e ações que visam o desenvolvimento social e ambiental. Avalia também a transparência da empresa, analisando a abertura e os formatos democráticos nas tomadas de decisões internas, sem permitir qualquer tipo de discriminação. A visão da Afrikkana é facilitar os processos para que as tribos possam se desenvolver, com uma solução verdadeiramente sustentável, sendo algo a se alcançar de forma gradual. Assim, a marca firmou uma parceria que compartilha do mesmo compromisso, que fornece as matérias-primas produzidas pelas comunidades, ao mesmo tempo que colabora com crescimento e autossuficiência das tribos africanas.
Causa preta - Remunera as cooperativas locais com soluções para desenvolver economicamente as tribos africanas com formatos justos, sustentáveis e autossuficientes, sem que haja intervenções externas e explorações indevidas. A Afrikkana cria um ambiente para que as comunidades possam tirar proveito das riquezas que crescem em suas próprias terras, tendo protagonismo e compartilhamento da produção entre os seus membros e assim, devolvendo o que foi tomado durante séculos de imperialismo. Fortalece e respeita a cultura dos povos originários africanos, com todas as suas tradições, gerando empregos, qualidade de vida e enriquecendo a comunidade como um todo.
Causa feminista - Segundo muitas culturas africanas, a árvore que dá origem a manteiga de karité, é considerada sagrada com a crença de que a colheita deve ser feita apenas por mulheres. Ao respeitar as culturas tradicionalmente africanas, a marca colabora com a causa feminista, quebrando com os padrões de oportunidade escassas de trabalho para mulheres em tribos remotas. Com a geração de empregos para mulheres, a iniciativa permite que a sociedade seja mais inclusiva com o gênero feminino, estabelecendo maiores oportunidades de crescimento, empoderamento e desenvolvimento pessoal.
Os selos e certificados
Ecocert . USDA Organic . Fair Trade
.
.
Afrikkana e os queridinhos desse Brasil <3
- O óleo de argan para passar no corpo, rosto e cabelos
- A manteiga de karité Nillotica super rara, para hidratar o corpo e criar várias receitinhas incríveis